clinica periodontia

Tratando as gengivas em uma clinica periodontia

Você já reparou se a sua gengiva está com uma aparência diferente da normal? Se ela está sangrando ou inchada, por exemplo? Se sim, talvez seja melhor você procurar uma clinica periodontia para se consultar e saber se o que afeta o tecido que dá suporte aos seus dentes é uma doença periodontal, que é muito comum em pessoas que têm a imunidade baixa ou sofrem com algum tipo de doença autoimune.

Tratando a doença periodontal em uma clinica periodontia

Na clinica periodontia, você vai encontrar profissionais qualificados e que são especializados em resolver problemas relacionados à gengiva, como é o caso da doença periodontal, que pode ser caracterizada por meio de alguns sinais, como:

  • Sangramento;
  • Movimentação dos dentes;
  • Mobilidade;
  • Retração gengival;
  • Inchaço;
  • Mau hálito.

Esses são sinais que caracterizam a periodontite, que é a evolução da gengivite, muito tratada dentro de uma clinica periodontia. Esta doença periodontal pode se apresentar nas formas: crônica, que é a forma mais comum da doença; agressiva, que possui uma progressão muito rápida em pessoas saudáveis; e ulcerativa necrosante, que é o tipo mais grave da doença, normalmente diagnosticada em fumantes e portadores de HIV/AIDS.

O que faz um especialista em uma clinica periodontia?

De modo geral, todos os dentistas ajudam a prevenir, tratar e diagnosticar problemas que estão relacionados diretamente à boca. O especialista que trabalha em uma clinica periodontia cuida única e exclusivamente da sua gengiva, fazendo a correta manutenção a partir do momento em que condições anormais começam a surgir.

Para que o periodontista que trabalha em uma clinica periodontia consiga realizar a correta avaliação das suas gengivas, é preciso:

  • Diagnosticar e planejar os tipos de tratamentos existentes no mercado;
  • Controlar as bactérias e agentes que apresentam fatores de risco às gengivas;
  • Realizar procedimentos gerais para a correta higienização bucal;
  • Executar prevenções clínicas e cirúrgicas para a regeneração das gengivas.

Fazer visitas periódicas em uma clinica periodontia e consultar um dentista de confiança ainda é o melhor jeito de prevenir uma doença periodontal e, mesmo quando você não está em uma clinica periodontia, a prevenção deve continuar dentro de casa por meio da correta higienização bucal, que consiste na escovação diária dos dentes, no uso do fio dental e bochechos com enxaguante bucal com flúor.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clinica periodontia: