dentista endodontia

O que é um dentista endodontia?

A odontologia abrange muitas áreas, das quais uma delas é a endodontia, que é indicada para pacientes que estão com fortes dores nos dentes. O profissional que cuida para sanar esse problema é o dentista endodontia, que deve ser uma pessoa de confiança e que faça você se sentir à vontade dentro do consultório odontológico.

Para ser mais específico, o dentista endodontia é o responsável por explicar para você que a palavra “endo” significa dentro e/ou interno, enquanto “dontia” é uma forma de denominar a palavra “dente”. Nesse sentido, é válido afirmar que o dentista endodontia é aquele que faz tratamentos e cura lesões na parte interna do seu dente, como a polpa dentária (que é o nervo) e a raiz do dente. Ou seja, é ele quem ministra o famoso tratamento de canal.

Como o dentista endodontia realiza o tratamento de canal?

O dentista endodontia não prescreve o tratamento de canal para todos os seus pacientes. Para isso, ele precisa pedir exames e estudar bem a situação dos dentes afetados pela dor. Normalmente, os fatores que sinalizam que um dentista endodontia vai sugerir o tratamento de canal como alternativa são:

  • Dor: quando persistente, é necessário que ela seja averiguada por um dentista endodontia;
  • Inchaço: ao redor do dente, o paciente pode notar um certo inchaço, além de pequenas bolhas de sangue;
  • Dor no maxilar: a dor nos maxilares pode simbolizar que algum dente está afetado;
  • Traumas: os dentes podem ficar com uma coloração escura;
  • Estrutura: uma estrutura dentária danificada pode provocar degeneração com o passar do tempo.

Prevenindo o tratamento de canal

Vale ressaltar que o tratamento de canal só é prescrito pelo dentista endodontia a partir do momento em que o mesmo perceber que o caso é extremo. Por isso, para prevenir esse tratamento, você precisa cuidar da sua boca diariamente, mantendo a boa higiene bucal. Sendo assim, você precisa escovar os dentes no mínimo duas vezes por dia, usar fio dental e fazer bochechos com enxaguante bucal com flúor. Além disso, para reforçar que a sua boca não seja atingida por cáries, que é o principal motivo para a realização do tratamento de canal, consulte um dentista endodontia.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dentista endodontia: