dentista especialista em periodontia

Dentista especialista em periodontia

A tecnologia tem revolucionado o mundo, especialmente o setor odontológico, que dispõe de tratamentos e técnicas que podem ser realizadas rapidamente, sem que causem dano ou dor para o paciente. No entanto, muitos ainda pensam que o dentista cuida apenas dos dentes, porém, ele também trata e previne as doenças presentes na gengiva e, nesse sentido, quem acaba sendo recomendado é o dentista especialista em periodontia.

O que um dentista especialista em periodontia faz?

O dentista especialista em periodontia é o responsável por cuidar única e exclusivamente da sua gengiva, que pode apresentar anormalidades devido ao descuido com a higienização bucal e hábitos não muito saudáveis, como a má alimentação, o consumo de cigarro e a baixa imunidade.

Os germes e as bactérias consideram a boca um paraíso para a perfeita proliferação e, quando não controlados com a limpeza da boca, podem afetar outros órgãos do corpo, ocasionando em sérios problemas para a saúde como um todo. Por isso, para deixar a boca sempre limpa, é preciso:

  • Escovar os dentes diariamente;
  • Usar o fio dental;
  • Fazer bochechos com enxaguante bucal;
  • Se consultar periodicamente com um dentista.

Não apenas o dentista especialista em periodontia pode te passar as informações de como fazer a correta higienização, como também clínicos gerais e outros profissionais da odontologia especializados em áreas diferentes. Nesse momento de educação bucal, é bem provável que eles falem a respeito das doenças periodontais, como a periodontite.

Os sinais da periodontite

A placa presente em sua gengiva pode desencadear a gengivite, que é uma inflamação corriqueira e bastante tratada pelo dentista especialista em periodontia. Quando não tratada, ela pode evoluir para uma periodontite, uma doença mais complicada de ser tratada pelo dentista especialista em periodontia. Se você tiver gengivite, é importante ficar atento aos seguintes sinais:

  • Amolecimento dos dentes;
  • Sensibilidade excessiva;
  • Dor;
  • Mau hálito;
  • Paladar alterado.

Quando não tratada, a periodontite pode obrigar o dentista especialista em periodontia a remover os seus dentes. Portanto, para prevenir não apenas a periodontite, como qualquer outra doença que afete a sua saúde bucal e, consequentemente, a sua saúde física e psicológica, comece agora a correta higiene e consultas regulares com um dentista especialista em periodontia de sua confiança.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dentista especialista em periodontia: