especialista em endodontia

Conhecendo o especialista em endodontia

A endodontia é simples de ser entendida: basta separar “endo”, que significa dentro e/ou interno, de “dontia”, que possui o significado de dente. A junção dessas duas palavras formam endodontia, que representa o tratamento da estrutura interna de um dente, também conhecida como polpa dentária. Caso a região de dentro do seu dente não seja cuidada, a sua autoestima e confiança podem ser comprometidas. Nesse sentido, é necessário sempre procurar se consultar periodicamente com um especialista em endodontia.

O que um especialista em endodontia trata?

O especialista em endodontia trata a polpa dentária (o nervo) e a raiz do seu dente. Entre as pessoas, essa área é muito conhecida como tratamento de canal, que retira o tecido mole e defeituoso (a polpa), localizada na parte de dentro (o canal) do seu dente. Após a remoção desse tecido, o especialista em endodontia a substitui por um material especializado, que é conhecida como obturação.

Com o avanço tecnológico, a odontologia consegue se dispor de muitos equipamentos modernos e técnicas bastante avançadas que auxiliam no tratamento de canal, fazendo com que ele seja rápido e eficaz. Apesar disso, o procedimento pode ser realizado mais de uma vez, a depender da dificuldade de cada caso.

Quando consultar um especialista em endodontia?

Um especialista em endodontia deve ser procurado quando você sentir um desses sintomas:

  • Dor de dente persistente;
  • Dor no maxilar;
  • Dor da mandíbula;
  • Traumas e impactos;
  • Inchaço;
  • Dificuldade para mastigar;
  • Nervo do dente exposto.

Mesmo com todos esses sintomas, a cárie em estágio avançado continua sendo o principal motivo para que pessoas procurem um especialista em endodontia para fazer tratamento de canal. Por meio deste procedimento, você pode evitar que o dente seja extraído.

Sendo assim, encontre um especialista em endodontia de confiança, que ressalte informações necessárias para que você perca o medo do tratamento de canal. Hoje, os procedimentos são indolores e rápidos, podendo ser cobertos por planos odontológicos. Ainda assim, o melhor remédio de doenças é a prevenção e, por isso, não deixe de fazer a correta higienização bucal, que consiste em escovar os dentes todos os dias após as refeições, usar fio dental e utilizar enxaguante bucal com flúor, de preferência.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende especialista em endodontia: