especialista em periodontia

O que faz um especialista em periodontia?

Às vezes, as gengivas inflamam e infeccionam e, nesse momento, é preciso fazer uma consulta com um especialista em periodontia, que é a área que contempla tratamentos voltados ao tecido que reveste o osso que dá aos dentes sustentação. Quando um indivíduo é acometido por uma doença periodontal, normalmente causada por bactérias acumuladas em constante progresso, uma das alternativas mais viáveis para que o organismo não seja atingido pelas mesmas pode ser a extração do dente.

Como uma doença periodontal é diagnosticada?

É comum que clínicos gerais façam uma análise da situação da sua saúde bucal e, ao perceberem a presença de uma doença periodontal, eles te encaminhem para um especialista em periodontia, que pode pedir para você fazer:

  • Exames clínicos;
  • Exames físicas;
  • Inspeção visual;
  • Radiografia.

E para que esses exames sejam pedidos pelo especialista em periodontia, você precisa apresentar alguns sinais e sintomas, como:

  • Mau hálito;
  • Tártaro;
  • Aftas;
  • Sangramento nas gengivas;
  • Gosto amargo na boca.

Por isso, seja o mais transparente possível com o seu especialista em periodontia, assim ele conseguirá fazer uma análise completa do estado de saúde da sua boca e indicar o tratamento ideal para a possível cura, evitando que você perca os dentes afetados.

Quais são os tratamentos recomendados pelo especialista em periodontia?

A periodontite é a principal doença que acomete as gengivas de um ser humano e o motivo para que o especialista em periodontia seja procurado. Ela pode ser classificada como crônica, agressiva, ulcerativa necrosante, apical aguda e juvenil, atingindo grupos específicos, como pessoas com diabetes, portadores de HIV/AIDS, pessoas desnutridas, depressivas ou que sofrem com algum tipo de doença imunológica.

Para preveni-la e evitar que um especialista em periodontia seja chamado, o recomendado é que você faça a correta higienização bucal, que consiste na escovação diária dos dentes, o uso do fio dental e enxaguante bucal com flúor, especialmente logo após as refeições.

Fora isso, fazer uma reeducação alimentar e parar de fumar também ajuda a melhor a higiene bucal, uma vez que alimentos gordurosos e o tabaco alteram o sistema imunológico de um indivíduo. Sendo assim, comece a pesquisar agora mesmo sobre um especialista em periodontia que te faça se sentir à vontade dentro do consultório odontológico.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende especialista em periodontia: