extração de dente de leite

Extração de dente de leite

Os dentes decíduos são popularmente conhecidos como dentes de leite. Eles começam a cair naturalmente a partir dos 6 anos de idade, dando espaço para o dentes permanentes, que devem ser cuidados pelo resto da vida para conservar um sorriso bonito e uma boca saudável. Como cada indivíduo tem uma forma diferente de desenvolvimento, é normal que muitas vezes os dentes de leite demorem para cair. Caso isso aconteça, talvez seja necessário realizar uma extração de dente de leite.

Quais são os motivos da extração de dente de leite?

Apesar de parecer um grave problema, a retenção dos dentes de leite é mais comum do que se imagina dentro dos consultórios odontopediátricos. A retenção impede que os dentes permanentes apontem, causando desconforto para a criança. Nesses casos, o mais recomendado é realizar a extração de dente de leite.

Segundo especialistas, os dentes de leite devem cair até os 12 ou 13 anos de idade. As causas para a demora da queda dos dentes decíduos podem ser:

  • Alimentação incorreta;
  • Falta de espaço na arcada dentária;
  • Questões emocionais;
  • Gengiva fibrosa.

Quando não tratado com um dentista de confiança, a criança pode sentir muito desconforto na boca, apesar de não ter grandes problemas. De qualquer forma, é fundamental, caso a criança ainda tenha os dentes de leite depois do 13 anos, que uma consulta com um odontopediatra seja agendada para que, assim, ele possa fazer uma extração de dente de leite que dá a abertura para o surgimento dos dentes permanentes.

O que fazer depois da extração de dente de leite?

É muito comum que as crianças sintam dores depois da extração de dente de leite. Para ajudá-las, os pais precisam auxiliar os seus filhos a seguirem as instruções passadas pelo profissional consultado. Uma dieta balanceada deve ser elaborada para ajudar na cicatrização e no estímulo para que o dente permanente nasça. A área onde ocorreu a extração de dente de leite normalmente não é limpada durante 4 ou 5 dias e, por isso, o periodontista pode recomendar que a criança faça a higienização bucal com água morna e sal.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende extração de dente de leite: