quanto custa extração de dente

Quanto custa extração de dente e como ela é feita

Ao pesquisar quanto custa extração de dente, é normal perceber que o preço de uma extração pode variar de acordo com a escolha do profissional médico dentista ou a clínica especializada em que o procedimento será feito. O custo também pode oscilar por conta da complexidade do procedimento de exodontia realizado, de modo que em casos mais complexos é comum a realização de procedimentos complementares, denominados odontosecção (“corte” da coroa do dente) ou osteotomia (remoção de osso anexo), sendo estes realizados com maior regularidade em casos de retirada de dentes inclusos.

Independentemente de quanto custa extração de dente, a exodontia, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, segue um protocolo que estabelece um processo geral padrão.

Desse modo, antes de extrair um dente, é preciso fazer uma revisão completa, em que é solicitada certos exames e radiografias necessárias para indicar o formato, comprimento e posição dos dentes na arcada dentária. Por meio dessas informações o dentista pode traçar um planejamento cirúrgico ou encaminhar o caso para um profissional especialista mais condizente com a situação do paciente.

Quanto custa extração de dente e quando ela não deve ser feita

Normalmente a exodontia não costuma apresentar muitas contraindicações de modo que pouco interferem em quanto custa extração de dente. Mesmo em situações de inflamação ou infecção dentária, a extração pode ser realizada de maneira segura, desde que não seja identificada restrição ou impedimento específico para tal.

Em situações muito específicas e particulares, porém, é preciso adiar ou mesmo optar por outro tipo de tratamento. Casos pontuais como estes costumam estar associados a:

  • Pessoa que tenha diabete descompensada;
  • Doenças hemorrágicas;
  • Doenças como sífilis e tuberculose, de modo que o paciente não apresente o devido acompanhamento e controle;
  • Leucemia ou casos de anemias mais severas;
  • Pacientes que estejam em tratamento de radioterapia ou quimioterapia.

Saiba mais sobre o processo de extração de dentes

O processo de exodontia conta com etapas genéricas bem estabelecidas. Desse modo, é elementar que seja feito o devido planejamento cirúrgico que sucede a etapa de diagnóstico, de modo que podem ser feitas radiografias que auxiliam na devida avaliação e localização do dente, assim como a forma de sua raiz.

Com relação a cirurgia propriamente dita, é comum seguir a devida condição de limpeza local, aplicação de anestesia (costuma ser local), seguida de descolamento gengival e luxação do dente por meio de alavancas e outros instrumentos que propiciem a mobilidade do dente a ser retirado.

Quando o dente não pode ser retirado somente com o trabalho de alavanca, a extração então é feita com auxílio de outros instrumentos. Após o dente ser retirado é necessário realizar a homeostase para auxiliar na coagulação, procedimento que é seguido da devida sutura. As recomendações que devem ser seguidas após a cirurgia e outras informações de quanto custa extração de dentepodem serobtidas antes da realização do procedimento, sendo estes esclarecimentos importantes para que seja feita a escolha apropriada pelo paciente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende quanto custa extração de dente: