quanto custa uma radiografia panorâmica

Quanto custa uma radiografia panorâmica?

A radiografia panorâmica é um exame muito importante e largamento utilizado para diversas finalidades na odontologia, como por exemplo:

  • Diagnósticos;
  • Planejamento terapêutico de doenças dos dentes e ossos da face;
  • Acompanhamento de tratamentos;
  • Prevenção.

Além disso, também auxilia no controle de tratamento e finalização. Para saber quanto custa uma radiografia panorâmica é necessário buscar a orientação de um profissional, pois somente ele está apto a passar este tipo de informação após analisar cada caso.

O que é uma radiografia panorâmica?

Trata-se de um exame panorâmico, também chamado de exame ortopantomográfico, muito útil e prático podendo ser realizado par complementar outros exames para um melhor diagnóstico. Uma das grandes vantagens deste tipo de exame é o fato de possibilitar ao dentista que visualize todos os dentes uma só vez, mesmo os que ainda não erupcionaram.

A radiografia panorâmica permite diagnosticar diferentes tipos de situações: entre elas:

  • Cárie;
  • Infecções;
  • Fraturas;
  • Tumores.

Além de permitir uma ampla visualização dos ossos da face e dos dentes, este tipo de exame não causa desconforto ao paciente, requer pouco tempo para ser realizado, é de fácil interpretação, entre outros.

Quando este tipo de exame é necessário e quanto custa uma radiografia panorâmica?

A radiografia panorâmica é indicada quando há suspeitas de lesões dos ossos do maxilar da mandíbula, reabsorção óssea, cistos, tumores, inflamações, fraturas, problemas nas articulações temporo mandibulares, entre outros. Assim, para saber se há ou não a necessidade de realizar este tipo de exame e quanto custa uma radiografia panorâmica é preciso buscar a orientação de um bom profissional.

Em crianças, a radiografia panorâmica é utilizada como forma preventiva para o diagnóstico de distúrbios dos dentes e da face. No geral, este tipo de exame não apresentar grandes problemas de riscos à saúde do paciente, pois os aparelhos emitem baixa quantidade de radiação e há aventais de chumbo utilizados para a proteção. Uma das restrições ocorre em mulheres grávidas, neste caso, é necessário informar ao dentista para que ele analise o caso. Em crianças é utilizado o avental de chumbo para pescoço, pois os seus tecidos ainda s encontram em desenvolvimento.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende quanto custa uma radiografia panorâmica: