quanto custa uma restauração de dente

Quanto custa uma restauração de dente: como identificar a sua necessidade

Após pesquisar e se informar sobre quanto custa uma restauração de dente, é preciso avaliar e determinar se este tipo de tratamento é realmente necessário. O diagnóstico do dentista é crucial nessa etapa, de modo que o profissional pode contar com uma ampla gama de métodos em sua análise, dentre eles:

  • Observação: a inspeção visual e identificação de manchas nos dentes pode ser um indicativo de que estes podem estar comprometidos. Além disso, é possível o uso de sonda exploradora que auxilia na inspeção ao averiguar a dureza e resistência do esmalte dos dentes;
  • Utilização de corantes: ao ser aplicado sobre a superfície do dente, o corante vai aderir somente em regiões cariadas;
  • Radiografia: apontam o desenvolvimento de cárie no esmalte e dentina, estrutura que se encontra sob o esmalte;
  • Ferramentas que utilizam fluorescência a laser: esses instrumentos conseguem medir as alterações provocadas pelas cáries, sendo muito úteis em áreas que apresentem fissuras ou depressões, especialmente na superfície dos molares e pré-molares.

Os procedimentos e técnicas adotados tem influência sobre quanto custa uma restauração de dente, sendo este um procedimento muito comum em casos de pessoas que têm dentes lascados, fraturados ou que apresentem desgastes por conta de hábitos como roer unhas, abrir objetos e embalagens com os dentes ou mesmo quadros clínicos como o bruxismo.

Quanto custa uma restauração de dente: quais são as etapas padrão de um procedimento de restauração?

Todo procedimento clínico apresenta etapas bem determinadas que sofrem pequenas modificações para se ajustar ao caso específico de cada paciente.

Deixando de lado informações de quanto custa uma restauração de dente, é bastante comum que um procedimento restaurador seja composto por etapas como:

  • Aplicação de anestesia local;
  • Remoção da parte cariada, quando houver;
  • Aplicação de ácido em gel para proporcionar o devido preenchimento;
  • Aplicação de resina ou material polimérico;
  • Acabamento por meio de polimento.

Dicas para que já passou por um processo de restauração de dente

Após passar por uma restauração de um ou mais dentes, o indivíduo apresenta mais noção sobre quanto custa uma restauração de dente, assim como tem mais orientação sobre como proceder com relação a ingestão de alimentos, sejam eles sólidos ou líquidos.

Sendo assim, para reduzir de forma considerável o desconforto, é indicado que se mastigue de forma mais branda e devagar, mantendo a boca fechado durante a mastigação. Além disso, o paciente deve evitar alimentos pegajosos, que podem grudar nos dentes recém restaurados, assim como doces, alimentos muito duros e bebidas muito quentes ou frias, medida esta que ajuda o paciente a não sentir desconfortos além de manter a restauração feita em boas condições por mais tempo.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende quanto custa uma restauração de dente: