radiografia digital

Conheça um pouco mais sobre a radiografia digital

A radiografia digital, assim como a radiografia convencional, é utilizada para ajudar o dentista na investigação e monitoramento da saúde e estado de órgãos, músculos e tecidos realizados na etapa de avaliação e diagnóstico do paciente.

Apesar de tal semelhança funcional, a radiografia digital difere da convencional uma vez que utiliza sensores que enviam as imagens capturadas diretamente para o computador. Sendo assim, são processadas para que sejam posteriormente direcionadas para análise do radiologista.

Apesar da sua importante contribuição para diversos tratamentos, a radiografia tradicional apresenta algumas limitações relacionadas ao seu processo, que costuma demandar mais tempo quando comparado ao processo digital. Desse modo, uma vez realizado o exame, é preciso que o filme utilizado passe por um procedimento para que seja revelado. Somente após essa etapa ser concluída que o especialista é capaz de verificar as condições do paciente e avaliar o caso.

A radiografia digital, por sua vez, conta com equipamentos mais modernos e sofisticados, de modo que a captura e processamento de imagens é feita de maneira mais ágil e eficiente.

Qual a diferença entre a radiografia digital e a radiologia convencional?

A principal diferença entre os dois tipos de procedimentos pode ser resumida ao método utilizado no processo. Como forma de melhorar a compreensão, é possível verificar três diferenças mais evidentes entre ambos, sendo elas:

  • Meio de armazenamento: o filme radiológico apresenta limitações quando comparado ao arquivo digital. Primeiro porque apresenta grau de resolução menor, ou seja, o nível de detalhamento do arquivo digital é superior. Além disso, com relação a circulação e armazenamento, os arquivos digitais têm tramitação mais simples, não ocupam espaço físico e são facilmente duplicados;
  • Números de etapas a serem realizadas: a radiografia digital conta com mais etapas (geração, processamento, arquivamento e apresentação de imagem). Porém, o tempo para processamento é menor. Já a radiografia convencional conta somente com duas etapas, a captação e a revelação do filme, de modo que esta última apresenta maior tempo para ser concluída;
  • Meio de detecção: a radiografia tradicional utiliza o filme radiológico, enquanto a radiografia digital faz uso de revelação de igual mídia.

Radiografia digital e suas vantagens

A vantagem mais evidente da radiografia digital é a agilidade para o processamento e disponibilização da imagem que permite a devida análise e parecer médico sobre o quadro clínico do paciente.

Outro ponto de vantagem da radiografia digital está relacionado a acessibilidade da imagem digital assim como seu alcance. Por meio de armazenamento eletrônico, qualquer pessoa com acesso a rede local ou ao portal da instituição pode acessar e visualizar o conteúdo de maneira rápida e descomplicada.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende radiografia digital: