radiografia digital odontologia

O que é a radiografia digital odontologia

A radiografia digital surgiu em 1987 advinda com o início da era tecnológica e desde então, tem apresentado constantes evolução sendo muito utilizada nas principais clínicas e consultórios odontológicos. Além da radiografia digital odontologia há as opções convencionais e computadorizada, na primeira, é necessário que o filme radiográfico seja revelado para a obtenção das imagens do raio X. Já na segunda, a imagem é obtida da mesma forma que a radiografia convencional, diferindo pelo fato de ser registrada em uma placa de fósforo e arquivada eletronicamente por meio de um scanner.

A radiografia digital odontologia é um equipamento que possui sensores eletrônicos para realizar a captura da imagem, transferindo diretamente para o computador sem que haja a necessidade de intermediários.

Quais as principais vantagens da radiografia digital odontologia

Este tipo de radiografia apresenta muitas vantagens, por isso, tem sido muito utilizada. Listamos a seguir as principais delas:

  • Reduz a radiação: a exposição frequente aos raios X é muito prejudicial à saúde, assim o uso da radiografia digital odontologia reduz em até 90% a dose de radiação em relação às radiografias convencionais;
  • Melhor interpretação da imagem: este é um dos grandes diferenciais da radiografia digital odontologia, pois além da boa qualidade de imagem possibilita o tratamento através de softwares específicos;
  • Reduz o tempo no processamento radiográfico: a radiografia convencional demora em média de 10 a 15 minutos, já a radiografia digital odontologia leva 5 segundo que correspondo ao tempo de captura da imagem até a sua exibição no monitor;
  • Agilidade no processo de interpretação, comparação e obtenção de cópias.

Além disso, as imagens podem ser salvas em computador e armazenadas nuvens, dispensando o uso de armários e envelopes para guardá-los. Aumenta-se a garantia de segurança, pois permite que sejam salvos em HD's externos para backup ou computadores com alta capacidade de armazenamento.

Outro fator muito positivo é a possibilidade do arquivo ser acessado por outros profissionais, independente do local que estejam.

Radiografia digital odontologia e o meio ambiente

São diversos os benefícios em utilizar este tipo de radiografia, somado a isto, tem-se o fato de contribuir de forma positiva com o meio ambiente.

O método convencional exige a utilização de produtos químicos para o processamento das imagens os quais são tóxicos ao meio ambiente o que não ocorre com a radiografia digital odontologia que permite o acesso aos exames online, dispensando o uso de materiais tóxicos e não gera resíduos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende radiografia digital odontologia: