radiografia odontológica panorâmica

O que é a radiografia odontológica panorâmica

A radiografia odontológica panorâmica é uma técnica capaz de reproduzir em uma imagem tomográfica as estruturas ósseas faciais das arcadas dentarias superiores (maxila) e inferiores (mandíbula), incluindo também as estruturas anexas e de suporte. Ela é um procedimento simples cuja finalidade é complementar os exames cínicos de diagnóstico de doenças dentárias, tais como cáries, assim como casos de deformidades e traumas.

Pode-se verificar que a radiografia odontológica panorâmica é uma variante curvilínea da radiografia feita de modo tradicional, sendo que também consiste em um procedimento em que há o devido movimento da fonte de radiação e a presença de um receptor de imagem ao redor do plano de corte, região que se encontra o objeto de interesse. Dessa forma, permite ao dentista a inspeção da arcada dentária por meio de um número menor de imagens, o que torna a identificação de problemas como infecções, fraturas, cáries e demais problemas mais rápida e eficiente.

Radiografia odontológica panorâmica e suas vantagens

A radiografia odontológica panorâmica consiste em um importante exame solicitado para ajudar no processo de diagnóstico e planejamento terapêutico ou cirúrgico de doenças que possam estar presentes na região facial do paciente.

É uma técnica que permite a visualização de todos elementos dentais e outras estruturas de maneira simplificada e sucinta. Além disso, outras vantagens fazem com que esse tipo de exame seja uma dos mais difundidos e solicitados, dentre elas:

  • Baixa exposição do paciente a radiação;
  • Procedimento que gera pouco desconforto ao paciente;
  • Pode ser realizada em pessoas que apresentam limitações para abrir a boca;
  • Apresenta ampla visibilidade da estrutura óssea facial e dos dentes;
  • É um procedimento com tempo de duração curto;
  • São exames fáceis de interpretar, facilitando o trabalho do dentista ao ter que explicar ao paciente a sua real situação.

Quais desvantagens da radiografia odontológica panorâmica

Apesar das inúmeras vantagens, as imagens dos resultados dos exames feitos por meio da radiografia odontológica panorâmica não apresentam uma resolução tão boa quanto as imagens geradas pelas radiografias periapicais intra-orais. Desse modo, não costumam ser tão úteis para a identificação de pequenas lesões e detalhes em estruturas periodontais.

Ademais, as imagens geradas pela radiografia odontológica panorâmica apresentam problemas associados a ampliação desigual e distorções geométricas ao longo da imagem.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende radiografia odontológica panorâmica: