radiografia panorâmica

O que saber a respeito da radiografia panorâmica

A radiografia panorâmica é uma técnica que permite, com uma única exposição ao raio X, a reprodução da mandíbula e da maxila em um filme. Por apresentar muitas vantagens, é uma técnica muito utilizada em odontologia. É uma técnica antiga, os primeiros registros datam da década de 1920, e tem se aperfeiçoado até os dias. atuais.

Motivos para optar pela radiografia panorâmica

A radiografia panorâmica é um procedimento indicado para avaliação de pacientes em diferentes estágios de procedimentos odontológicos, seja ele no pré, durante ou pós algum tratamento. É um exame importante, pois permite que o profissional avalie o estado de saúde do paciente que irá se submeter a algum tipo de tratamento, avaliar a sua evolução ou até mesmo, verificar os resultados ao fim do tratamento.

É também utilizada como exame complementar a outros, auxiliando em uma melhor avaliação e diagnóstico em diferentes casos, como por exemplo: lesões dentárias (cáries ou doenças endodônticas) e dos ossos da face (mandíbula ou do maxila), possibilitando que o cirurgião dentista visualize a situação da estrutura óssea e dos elementos dentais do paciente. Assim, a radiografia panorâmica auxilia no planejamento do tratamento odontológico pelo profissional.

Em que situações a radiografia panorâmica é indicada:

Este tipo de exame pode ser realizado em várias situações, como por exemplo:

  • Avaliar dentes fraturados;
  • Avaliar as condições estruturais e ósseas dos maxilares;
  • Verificar a existência de fraturas na mandíbula;
  • Avaliação de traumas;
  • Planejamento pré operatório de cirurgias;
  • Analisar os dentes em erupção, crescimento e desenvolvimento;
  • Verificar a estrutura óssea periodontal;
  • Avaliar os terceiros molares;
  • Diagnosticas patologias e anomalias dentais.

A radiografa panorâmica é um exame seguro e graças a sua evolução, hoje em dia, são utilizados aparelhos modernos de raio X com filmes mais sensíveis e sensores digitais que emitem uma baixa quantidade de raio X de forma a não prejudicar a saúde. Além disso, algumas medidas paliativas, como por exemplo, o uso de aventais de chumbo, são realizadas para proteger o paciente dos raios X durante a realização do exame.

Antes de fazer o exame é muito importante informar o técnico de radiografia a sua condição de saúde para que ele possa tomar as medidas de segurança necessárias.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende radiografia panorâmica: