radiografia panorâmica com laudo

Radiografia panorâmica com laudo

A radiografia panorâmica com laudo foi aprimorada ao longo dos anos e sua evolução foi sustentada por meio de aparelhos radiográficos cada vez mais sofisticados, que permitiram melhores condições visuais da região dentomaxilofacial. Esse aprimoramento corroborou positivamente no trabalho diagnóstico dos dentistas, sendo um procedimento extra-bucal simples em que é possível verificar, em filme único, toda a região mandibular da pessoa.

Apesar das condições apresentadas, a radiografia panorâmica com laudo tem como desvantagens as distorções da região anterior, superior e inferior das imagens produzidas, assim como as limitações tridimensionais visuais das estruturas. Tais condições ocorrem uma vez que o processo conta com a planificação de estruturas curvas, o que acaba proporcionando essas distorções, especialmente nas partes extremas.

Mesmo assim, esse exame permite a localização de importantes casos anatômicos e patológicos como:

  • Dentes inclusos (também conhecidos como impactados);
  • Anodontias;
  • Presença de canais radiculares obturados ou calcificados;
  • Reabsorção óssea.

Dessa forma, a radiografia panorâmica com laudo possibilita a visualização da mandíbula e maxila por de meio de uma única imagem. Por esse motivo, costuma ser um exame muito solicitado por diferentes especialidades para auxiliar na fase inicial do tratamento correspondente ao diagnóstico. Ademais, é um exame relativamente simples e que apresenta baixa dose de exposição a radiação ao paciente.

Principais indicações para o emprego da radiografia panorâmica com laudo

Por ser uma técnica que apresenta resultados que permitem a visualização de vários componentes dentais e outras estruturas de maneira simplificada e de fácil compreensão, a radiografia panorâmica com laudo costuma ser bastante difundida em inúmeras especialidades odontológicas.

Sendo assim, as principais indicações para se realizar a radiografia panorâmica com laudo se resumem a:

  • Servir como exame prévio que forneça informações úteis para realização de uma cirurgia ortognática;
  • Parte integrante de uma avaliação a respeito do suporte ósseo periodontal;
  • Avaliação de lesões ósseas ou dentais;
  • Diagnosticar casos de dentes que ainda não nasceram ou estão inclusos;
  • Identificar e avaliar fraturas em regiões da maxila e mandíbula.

Por que optar pela radiografia panorâmica com laudo?

A radiografia panorâmica com laudo é prática e serve como complemento para o exame clinico na fase de diagnóstico de doenças dentais ou ósseas. Por meio desse exame o dentista consegue visualizar a arcada dentaria de forma completa, identificando até mesmo os dentes que ainda não surgiram. Sendo assim, o diagnóstico de cáries, fissuras, infecções e outras doenças presentes em ossos que sustentam os dentes podem ser facilmente identificadas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende radiografia panorâmica com laudo: