radiografia panorâmica das arcadas dentárias

Saiba mais sobre a radiografia panorâmica das arcadas dentárias

A ortopantomografia, também conhecida como radiografia panorâmica das arcadas dentárias, é um exame radiológico que tem como finalidade auxiliar no diagnóstico das imagens do maxilar superior ou inferior, tornando possível visualizar ambas arcadas dentárias, estruturas anatômicas adjacentes e as articulações entre a mandíbula e o crânio (ATM).

O aparelho utilizada para realizar a radiografia panorâmica das arcadas dentárias emite pequenas doses de radiação para captura das imagens radiográficas da boca completa em um única imagem. Este tipo de exame é requisitado com certa frequência pelos dentistas e cirurgiões orais, principalmente, pelos especialistas em cirurgia maxilofacial. A radiografia panorâmica das arcadas dentárias é realizada para o diagnóstico e tratamento de diversas patologias, podendo ser feito tanto em adulto quanto em criança.

Quando a radiografia panorâmica das arcadas dentárias é indicada

É um exame requisitado frequentemente por médicos dentistas em sua prática cotidiana, sendo uma ferramenta muito importante no diagnóstico de doenças e diversos tratamentos. A radiografia panorâmica das arcadas dentárias é mais completa em relação a outros tipos de radiografia, pois cobre uma área maior da arcada dentária, possibilitando visualizar o posicionamento dos dentes, patologias ou anomalias ósseas, entre outros.

Através deste exame, é possível detectar a existência de problemas dentários e assim, indicar o tratamento mais adequado para cada situação e planejar como será realizada o procedimento cirúrgico quando necessário. A radiografia panorâmica das arcadas dentárias é indicada nas seguintes situações:

  • Detectar cáries ou fraturas dentárias;
  • Avaliar doença periodontal;
  • Verificar cistos ou quistos nos ossos dos maxilares;
  • Pesquisa de reabsorção óssea;
  • Observar a existência de tumores maxilares;
  • Avaliação para tratamentos ortodônticos;
  • Verificar a posição de dentes que ainda não erupcionaram;
  • Ajudar no planejamento de reabilitação oral com implantes dentários;
  • Avaliar problemas na articulação temporomandibular (ATM);
  • Prevenção de doenças dentárias.

Qual é o tempo de duração para realizar a radiografia panorâmica das arcadas dentárias

Este tipo de exame não apresenta contratempos e nem um preparo específico, pois isso, a radiografia panorâmica das arcadas dentárias não costuma ser um exame demorado para ser realizado. Em média, o tempo de duração costuma ser inferior a 5 minutos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende radiografia panorâmica das arcadas dentárias: