radiografia panorâmica dentes

O que é a radiografia panorâmica dentes

A radiografia panorâmica ou ortopantomofragia é um exame frequentemente realizado para visualizar todas as estruturas do complexo maxilomandibular. Por permitir uma ampla visualização de todas as estruturas, a radiografia panorâmica dentes largamente utilizada nas mais diversas especialidades.

É um exame importante utilizado para o diagnóstico e planejamento terapêutico de problemas de saúde bucal (dentes e ossos da face). Hoje em dia, é comum que a maioria dos dentistas solicite a radiografia panorâmica dentes desde o início até o término do tratamento odontológico para um melhor controle. Procure a orientação de um bom profissional antes de realizar este tipo de exame, pois somente ele está apto a passar as informações necessárias sem colocar em risco à saúde do paciente.

Em que situação é realizada a radiografia panorâmica dentes

Este tipo de exame permite que o dentista visualize os dentes e as estruturas completas de uma só vez, é realizado nas seguintes situações:

Avaliação ortodôntica: verificar a presença ou ausência de dentes, lesões, anomalias, patologias;

  • Verificar as condições do dentes do siso e a necessidade ou não de extrai-lo;
  • Avaliação do suporte ósseo periodontal;
  • Avaliação de fraturas na mandíbula.

Além disso, a radiografia panorâmica dentes também é realizada no diagnóstico de lesões dos ossos da maxila e da mandíbula. Através deste exame é possível verificar a ocorrência de reabsorções ósseas, radiculares, cistos, tumores, inflamações, fraturas, problemas na articulação temporomandibular (ATM), entre outros. Também é comum a sua utilização como exame pré operatório em cirurgia de dentes e ossos da face.

Quais são os riscos em realizar uma radiografia panorâmica dentes

No geral, este tipo de exame não oferece grandes riscos, pois os aparelhos de raio X são mais modernos e emitem uma quantidade baixa de radiação. Além disso, o uso de aventais de chumbo durante o exame e de filmes mais sensíveis, tornam a radiografia panorâmica dentes um exame mais seguro.

Há algumas restrições para mulheres grávidas e pacientes que possuam algum tipo de peça metálica na cabeça. Nessas condições, o paciente deverá informar ao profissional para que este avalie de forma individual e tome as medidas de segurança específicas em cada caso, sem comprometer a saúde do paciente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende radiografia panorâmica dentes: