radiografia periapical digital

Saiba mais a respeito da radiografia periapical digital

Os exames de raio X são muito utilizados na odontologia, pois permitem que o dentista possa analisar características ósseas do pacientem como por exemplo, a posição das raízes, dentes inclusos, etc. Há diferente tipos de radiografias, sendo cada uma específica para cada situação. Uma delas é a radiografia periapical digital.

Este tipo de exame não oferece grandes risos e nem dor ao paciente, desde que realizadas corretamente e com a proteção necessária.

Quais são as vantagens e desvantagens da radiografia periapical digital

Este tipo de exame permite que o dentista verifique o estado de todos os dentes da boa, inclusive da coroa e das raízes. A radiografia periapical digital é um dos exames mais comuns e através dela é possível diagnosticar problemas como:

  • Cáries;
  • Alterações nos ossos;
  • Lesões nas raízes.

Uma das grandes vantagens é a sua boa definição, nitidez, contraste e diferenciação de densidade.

A imagem gerada da radiografia periapical digital oferece mais detalhes o que permite ao médico diagnosticar problemas de saúde que não são detectados através dos exames de radiografia convencionais. Alem disso, caso o exame apresente alguma irregularidade que ocasione dúvidas na análise pelo profissional, é possível realizar alterações nas imagens e então, conseguir um resultado melhor.

Outra grande vantagem da radiografia periapical digital é o fato da imagem ficar pronta na hora, assim,o médico pode emitir o laudo com maior rapidez e iniciar o tratamento.

Uma das desvantagens é o fato do equipamento para radiografia periapical digital requerer um investimento maior em relação aos equipamentos da radiologia convencional. Além disso, os técnicos precisam estar aptos para operar este tipo de equipamento de forma correta.

O único aspecto que podemos citar como uma “desvantagem” é o fato de que o equipamentos digitais precisam de um investimento maior do que os equipamentos da radiologia convencional.

Em que casos a radiografia periapical digital não é recomendada

Este tipo de exame é muito seguro e emite baixa quantidade de radiação, não oferecendo perigo à saúde do paciente. Porém, mulheres grávidas devem informar ao dentista antes de fazer a radiografia periapical digital. Além disso, pacientes que possuam plas de metal no crânio também devem comunicar ao dentista esta situação.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende radiografia periapical digital: