raspagem de tártaro

Raspagem de tártaro: o que é o tártaro, suas causas e tipos

O tártaro pode ser considerado com um dos problemas da saúde bucal que mais aflige pessoas, sendo este um problema caracterizado pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes, ou sob a gengiva, irritando a mucosa, além de gerar uma camada incolor de micro-organismos. Apesar de ser bastante comum, seu tratamento por meio da raspagem de tártaro é relativamente simples e suficiente para se afastar esse inconveniente.

Por vezes chamado de cálculo, essa placa bacteriana pode propiciar condições mais propícias para o seu desenvolvimento, resultando em problemas mais sérios como a gengivite e a cárie. Vale lembrar que o cálculo não prejudica somente a saúde dos dentes e gengivas, de modo que pode se tornar uma complicação estética também, já que, por ser uma estrutura porosa, pode contrair manchas com certa facilidade.

As causas de tártaro podem ser atreladas a:

  • Alimentação inadequada;
  • Falta de higienização;
  • Higienização feita de maneira incorreta.

Raspagem de tártaro: o que é e como funciona

Para combater a formação da placa bacteriana, a melhor forma é a escovação dos dentes diariamente por duas vezes. Mesmo assim, existem certos pontos mais difíceis de se limpar, de modo que nesses locais ocorre o acúmulo da placa bacteriana que, eventualmente, ao se solidificar, forma uma espécie de composto duro e quebradiço conhecido como tártaro.

Essa estrutura não é removida por meio de simples escovação, sendo necessário a realização de uma limpeza que conte com a ajuda de um profissional, sendo a raspagem de tártaro um dos procedimentos possíveis de se adotar.

A raspagem de tártaro consiste na remoção dos depósitos formados na superfície do dente por meio de instrumentos que permitam conduzir a raspagem destes resíduos indesejados. Após a devida remoção, é preciso dar o devido acabamento para manter a superfície do dente lisa, evitando que pequenas imperfeições sejam mantidas ou que certas áreas apresentem textura áspera, locais onde pode haver formação e acúmulo de placa bacteriana.

Raspagem de tártaro: o que fazer após o tratamento?

Depois de passar pela raspagem de tártaro, o paciente deve manter hábitos de higienização mais regrados, alimentação mais balanceada e consumo adequado de água, além de visitar o dentista regularmente para que seja feita a limpeza complementar nos dentes. Os hábitos de higiene são muito importantes, sendo recomendado o uso do fio dental todos os dias e a devida escovação após as refeições.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende raspagem de tártaro: