raspagem gengival

Quando é indicada a raspagem gengival

A raspagem gengival consiste em um procedimento rápido de ser feito e também eficaz, realizado no consultório do dentista dada a sua simplicidade. De forma descomplicada, a raspagem gengival é a limpeza de material que não pode ser removido pela simples escovação dos dentes.

A limpeza profissional do tártaro elimina rapidamente, e de maneira eficaz, a placa bacteriana acumulada nos pequenos espaços entre os dentes e também na linha da gengiva, placa esta que forma uma barreira a limpeza feita diariamente.

Dessa forma, a raspagem gengival conta com instrumentos como as curetas e ultrassom, materiais apropriados para o procedimento, que devem ser devidamente esterilizados e limpos antes de serem utilizados em cada tratamento.

Raspagem gengival ajuda a evitar a doença periodontal

A doença periodontal é uma condição mais avançada de um quadro conhecido como gengivite, que é alcançada quando o devido tratamento que envolve a raspagem gengival não é feito. A gengivite, por sua vez, é a inflamação da margem do tecido gengival que pode progredir até começar a afetar os ossos que dão sustentação aos dentes. Para conseguir se situar melhor, a gengivite apresenta três etapas, sendo elas a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada.

Como a gengivite não provoca dor ao paciente, é preciso que este fique atento aos sintomas como:

  • Gengiva que apresenta recuo ou afastamento do dente;
  • Mau hálito persistente ou sensação de gosto ruim na boca;
  • Dentes soltos;
  • Presença de pus visível ao redor dos dentes e gengiva;
  • Gengiva inchada, com aspecto avermelhado ou com sangramento corriqueiro.

Raspagem gengival e a relação com a periodontia

A raspagem gengival é um tratamento que está relacionado a uma especialidade da odontologia conhecida como periodontia. Sendo assim, os dentistas periodontistas são aqueles profissionais responsáveis pela prevenção, pelo devido diagnóstico e tratamento de doenças que acometem a saúde dos dentes, da gengiva e demais estruturas presentes na boca.

De acordo com estes profissionais, a raspagem gengival é um procedimento que auxilia na limpeza e remoção de placas dentais e podem causar certa sensibilidade nos dentes nos dias eu sucedem o tratamento. A ocorrência de sangramento ao escovar os dentes também pode acontecer, de modo que esses sintomas e incômodo são atribuídos a recuperação da área que foi afetada e se encontrava obstruída pela presença do tártaro.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende raspagem gengival: