raspagem no dente

Benefícios da raspagem no dente

A raspagem no dente é um tratamento odontológico de grande eficácia para a remoção do tártaro que se instala entre a gengiva e os dentes, podendo acarretar em sérios problemas de doença bucal. Assim, a raspagem do dente tem como finalidade remover o tártaro e tratar da saúde bucal para evitar possíveis doenças, como por exemplo, a gengivite.

Somente um profissional da área poderá indicar se há ou não a necessidade em realizar este tipo de procedimento e o momento mais adequado de realizá-lo.

Conheça os motivos para realizar a raspagem no dente

São vários os benefício em realizar a raspagem no dente, entre elas:

• Remover a placa bacteriana ou do tártaro;
  • Melhora do processo inflamatório ou infeccioso na gengiva;
  • Diminuição da ocorrência da gengivite e de infecções bucais;
  • Interrupção do sangramento na gengiva;
  • Impede a ocorrência de outras doenças que possam ocasionar a perda de dente;
  • Mantem a saúde dos tecidos em volta dos dentes.

Como funciona o tratamento de raspagem no dente

Este tipo de procedimento pode ser realizado em até quatro sessões, variando de acordo com o estado do tártaro e da inflamação na gengiva. a raspagem no dente consiste em:

• Raspagem: promove a remoção da placa bacteriana endurecida através do ultrassom e outros instrumentos odontológicos que são removidos tanto da superfície quando abaixo da linha da gengiva. Nos casos mais graves, é necessário fazer a limpeza dos ossos também;
  • Alisamento radicular: trata-se da raspagem da raiz do dente para reduzir o processo inflamatório, assim, o profissional alisa as regões irregulares de forma a impedir a formação da placa bacteriana novamente. O intuito é deixar os dentes lisos e recuperar o seu aspecto saudável;
  • Polimento: é realizado com pastas polidoras e adição de flúor, auxiliando a recuperar as estruturas dentárias.

Quais são os cuidados após a raspagem no dente

Os cuidados variam de acordo com o estágio de cada caso, mas o paciente deverá continuar o tratamento em casa com o uso de antibióticos nos casos de inflamação grave ou infecção purulenta e enxaguantes bucais específicos. É importante que o paciente siga corretamente as orientações médicas.

Regiões onde a Consulta Ideal atende raspagem no dente: