raspagem periodontal

O que á a raspagem periodontal

A raspagem periodontal é um procedimento odontológico realizado com o intuito de curar processos inflamatórios e infecciosos da gengiva. É conhecida também como raspagem e alisamento radicular (RAR), raspagem, alisamento, polimento dental (RAPD) ou popularmente conhecida como limpeza de dente.

Alguns hábitos são prejudiciais à saúde da gengiva, como por exemplo, fumar. O stress, falta de higiene, baixa imunidade, maus hábitos alimentares contribuem para infecções bacterianas na gengiva.

Veja alguns motivos para realizar a raspagem periodontal

Este tipo de procedimento proporciona melhorias na qualidade de vida do paciente, bem como da sua saúde bucal e bem estar. Listamos a seguir algumas vantagens em se submeter a uma raspagem periodontal:

  • Remoção de placa bacteriana e cálculos dentários;
  • Diminuição do grau de infecção bucal;
  • Melhoria de processos inflamatórios e infecciosos;
  • Desaparecimento de sangramento gengival;
  • Melhoria estética das regiões com retração gengival;
  • Prevenção contra doenças que podem acarretar na perda de dente.

A raspagem periodontal é realizada em sessões as quais são feitas as raspagens, podendo ser manual ou por meio de aparelhos de ultrassom, dependendo de cada caso. O número de sessões e o tempo necessário de tratamento varia de acordo com a gravidade da doença periodontal apresentada pelo paciente.

Quando é necessário realizar a raspagem periodontal

Quando resíduos de alimentos fica retidos nos dentes, podem se modificar no decorrer do tempo e se não forem retirados, se solidificam e, em reação com a saliva ocorre a calcificação destes restos alimentares resultando na formação de tártaro. Esta situação pode ocorrer tanto entre os dentes quanto nas bordas da gengiva. Neste tipo de situação, o tártaro só pode ser removido através da raspagem periodontal.

Por isso, manter uma boa higiene bucal é muito importante através de uma boa escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal para retirar possíveis restos de alimentos que podem ficar entre os dentes.

Procure a orientação de um bom profissional, pois somente ele está apto a avaliar o quadro clínico do paciente e indicar o tratamento mais adequado e que atenda às necessidades de cada um. Em alguns casos, o profissional poderá solicitar alguns exames complementares para uma melhor avaliação.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende raspagem periodontal: