restauração com resina

O que é uma restauração com resina

A restauração com resina, popularmente conhecida como obturação de dente, é um procedimento odontológico que tem como finalidade a reconstrução da estrutura do dente que foi perdido por diversos motivos.

Normalmente, a restauração com resina no dente é realizada nos casos de cárie e/ou traumatismo dentário (dente quebrado). Seu uso tem sido cada vez mais frequente, principalmente, pois a restauração com resina apresenta resultados estéticos muito satisfatórios.

São diversos os fatores que podem levar uma pessoa a realizar uma restauração com resina, como por exemplo, cárie, traumas que ocasionem a fratura do dente.

Como é realizado o procedimento de restauração com resina?

O procedimento é feito com a colocação deste material ainda mole no dente, pois assim, o dentista pode adapta-lá com maior facilidade. Em seguida, o dentista utiliza o fotopolimerizador que promove o endurecimento do material rapidamente. Assim, após realizar a restauração com resina é preciso que o paciente evite alimentos com corante nos dois primeiros dias, pois pode ocorrer a absorção de pigmentos do corante pela resina.

A restauração com resina pode ser realizada na própria clínica ou consultório odontológico, com anestesia local para que o paciente não sinta dor e outro tipo de incômodo durante a realização do procedimento.

Motivos para optar pela restauração com resina

São vários os benefícios em optar pela restauração com resina, pois além de reparar o dente que está danificado, proporciona um melhor aspecto estético ao sorriso. Além disso, este tipo de material apresenta algumas vantagens como:
  • Alta durabilidade;
  • Boa capacidade de resistência à mastigação;
  • Maleabilidade, facilitando o trabalho do dentista e só endurece com a ativos via luz fotopolimerizadora.

Uma das grandes vantagens do uso deste de material é que este permite que trabalhe o tempo necessário para obter os resultados necessários e de forma satisfatória. Além disso, possui varias tonalidades e transparências, permitindo se igualar à tonalidade do dente e dar um aspecto mais natural. Assim, este tipo de procedimento devolve as funções básicas de mastigação e melhora a estética do sorriso, melhorando a qualidade de vida e o bem estar do paciente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende restauração com resina: