restauração de resina

Como funciona a restauração de resina

Muitos fatores podem levar alguém a procurar por uma restauração dental, desde cáries até traumas que geram a fratura do dente e comprometem as condições de saúde, como o bruxismo - que causa um desgaste na região pelo atrito do apertar ou ranger dos dentes. Sendo assim, o objetivo da restauração dental é repor a anatomia do dente que foi perdida, mantendo as suas funções como por exemplo a mastigação, além de cuidar para que a estética não seja prejudicada, de modo a deixar o dente o mais parecido possível com o que era antes do problema.

As vantagens da restauração de resina

Hoje em dia, a restauração de resina é uma das mais utilizadas nos consultórios odontológicos, isso porque ela oferece um grande diferencial estético: o material possui diversas tonalidades e transparências, o que faz com que, por meio de misturas, seja possível igualar ao máximo a cor e o formato do dente natural do paciente. Por esse motivo a restauração com resina é mais usada para dentes frontais, afinal trata-se dos dentes que ficam visíveis e portanto precisam continuar tendo a aparência mais natural possível. Outras das principais vantagens da restauração de resina são:

  • Alta durabilidade;
  • Capacidade de resistência à mastigação;
  • Sistema adesivo de qualidade, ou seja, ela é fixada no dente facilmente e dificilmente se solta;
  • Material maleável para o trabalho do dentista, endurecendo apenas com a ativação por meio de luz (fotopolimerização) - o que permite que o profissional trabalhe no dente o tempo que for preciso para ter um resultado satisfatório.

Os cuidados necessários após a restauração de resina

    Depois que a restauração de resina foi realizada é preciso ter em mente que o trabalho ainda não acabou, isso porque os cuidados devem ser diários. É necessário que o paciente controle sua alimentação, evitando bebidas como café, refrigerantes ou vinho. Pois essas bebidas têm uma pigmentação mais forte que o normal, podendo escurecer e causar manchas no material. Um outro detalhe importante a ser seguido depois da restauração de resina é com relação a higienização, pois deve-se preferir escovas de cerdas macias.


    Publicações Relacionadas

    Regiões onde a Consulta Ideal atende restauração de resina: