restauração dente da frente

Restauração dente da frente

Muitas pessoas se perguntam como saber quando precisam de alguma intervenção odontológica antes mesmo de serem incomodadas por dores de dente ou algo do tipo. Bem, somente a partir de visitas regulares ao dentista é possível acompanhar como vai a saúde do dente; mas a restauração dente da frente, por exemplo, é necessária quando o paciente apresenta perda dos tecidos duros do dente frontal, e essa perda normalmente é provocada por:

  • cárie dentária;
  • desgaste;
  • fraturas;
  • ou inflamações.

A cárie destrói os tecidos duros do dente, como o esmalte e a dentina, o que normalmente provoca sensibilidade dolorosa ao frio e a outros estímulos incômodos, além da dor nos dentes que pode variar de moderada a muito forte. Dada a elevada incidência da cárie dentária na população, essa causa é sem dúvida a que mais leva à necessidade de realização da restauração dente da frente.

Materiais para realizar a restauração dente da frente

Após a remoção da cárie procede-se à restauração do dente, com o fim de obturar ou “tapar o buraco" que se originou em consequência da cárie. Existem vários tipos de materiais de restauração, porém, atualmente o mais utilizado para restaurar dentes frontais são as resinas compostas, isso porque é o elemento que mais apresenta compatibilidade com a cor original dos dentes.

Um outro material obturador comum é a amálgama de prata (chumbo), que antigamente se utilizava em maior escala, porém por ser mais inestético e ter na sua composição mercúrio, o que tem gerado alguma controvérsia pela sua eventual toxicidade, não é tão utilizado atualmente. Existem ainda outros materiais que podem ser utilizados, como a porcelana.

Há riscos em uma restauração dente da frente?

Quando alguém vai realizar a restauração dente da frente, não é suposto que o paciente esteja sujeito a qualquer tipo de risco ou complicações pelo simples fato de se ter submetido a essa intervenção. Porém é importante ter em mente que os dentes restaurados não ficam “imunes” à cárie, e por isso eles necessitam ser escovados de forma regular e adequada mesmo após a restauração dente da frente, pois somente com cuidados rigorosos ele continuará livre de comprometimento.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende restauração dente da frente: