restauração odontológica

Restauração odontológica

Os dentes são elementos muito importantes do nosso sorriso, mas não só por questões estéticas afinal eles também são responsáveis pelas atividades funcionais da boca. Ou seja, cada um dos 32 que compõem nossa arcada dentária possui um papel indispensável para o funcionamento perfeito da região bucal.

Eles precisam ser bem cuidados, por meio de uma higiene adequada e regular, de modo que estejam sempre saudáveis. No entanto, alguns problemas inesperados podem surgir, por diferentes motivos, nesses casos algumas intervenções podem ser usadas para recuperar os dentes danificados, mas somente o dentista poderá indicar a técnica mais adequada, entre elas está a restauração odontológica.

Quando procurar por uma restauração odontológica

O termo restauração odontológica é utilizado quando vamos recompor partes da estrutura da coroa dental que foi perdida normalmente por conta de cáries ou traumas.

A coroa é a parte mais visível do dente, que fica exposta enquanto sorrimos, por exemplo. Ela é muito importante também durante as refeições, já que é usada para morder e triturar os alimentos. As cáries são um dos principais problemas que podem acometer essa região, e portanto precisa ser tratada assim que identificada.

Além disso traumas causados por acidentes no dia a dia também podem comprometer essa área, sendo assim caso você note que alguma dessas circunstâncias está prejudicando a sua saúde bucal, o melhor a se fazer é procurar um consultório de confiança para que o dentista indique se a restauração odontológica é realmente o método mais adequado para solucionar o problema. Entre os resultados trazidos por esse tipo de intervenção podemos citar:

  • eliminação das cáries;
  • extinção da dor de dente;
  • recuperação do formato dos dentes;
  • melhoria da aparência estética.

Como a restauração odontológica é realizada?

O primeiro passo da restauração odontológica consiste na remoção do tecido cariado, com instrumentos de alta rotação. Logo depois da remoção completa do elemento infeccioso é feita uma restauração na cavidade, com material específico que normalmente é a resina, mas pode ser também outros elementos como a amálgama, ouro ou porcelana. Para concluir o processo, o dente será polido dando o acabamento final à restauração odontológica.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende restauração odontológica: