selante no dente

Selante no dente

Uma vez nascidos, os dentes permanentes deverão durar por toda a vida, isso exige tanto cuidados bucais satisfatórios quanto consultas regulares ao consultório odontológico. No entanto, ainda é possível que seja necessário intervenções complementares para proteger os dentes de maneira mais completa. Um desses tratamentos é a aplicação do selante no dente, principalmente aplicado em dentes de crianças que apresentam alto risco de cáries. O selante dentário é um revestimento fino de resina aplicado nas superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos molares e pré-molares. Esses selantes são normalmente brancos ou transparentes e não são visíveis durante atividades como a conversação.

A importância do selante no dente

O selante no dente é uma barreira protetora aplicada na dentição justamente para impedir a presença de alimentos e bactérias que resultam em cárie. De acordo com a Associação Americana da Odontologia Pediátrica (AAPD), a aplicação de selantes em crianças e adolescentes proporcionou redução na incidência de cárie em 86% após um ano e em 58% depois de quatro anos. Além disso, o selante pode ter o resultado potencializado se usado em conjunto com uma rotina abrangente de cuidados bucais que incluem atividades como:

  • Escovação adequada;
  • Uso de fio dental;
  • Tratamentos com flúor;
  • Dieta saudável.

Embora a escovação e o uso do fio dental sejam componentes essenciais para qualquer rotina de saúde bucal, os selantes fornecem proteção adicional para os dentes com sulcos profundos, evitando as indesejáveis cáries. Porém, engana-se quem pensa que o selante no dente é indicado apenas para crianças ou adolescentes, o uso desse recurso na verdade é indicado para pessoas em qualquer faixa etária, pois não oferece nenhum risco à saúde, além de trazer muitos benefícios

Por quanto tempo dura o selante no dente?

O selante no dente têm sido largamente usado e prova ser eficaz desde os anos de 1970. Muitos estudos da área odontológica demonstraram que esse material é eficaz na prevenção da cárie nas superfícies de mastigação (oclusal) e por isso trata-se de um recurso tão procurado, afinal grande parte das pessoas está suscetível à cáries. O selante no dente pode durar vários anos e, se for preciso, é possível sua substituição.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende selante no dente: