valor da radiografia panorâmica

Valor da radiografia panorâmica

Solicitada pelos dentistas antes de se iniciar um tratamento ortodôntico, a radiografia panorâmica é utilizada há anos para os mais diversos tipos de diagnósticos odontológicos, porém a área bucomaxilofacial é uma das que mais faz uso da radiografia. Os primeiros estudos e métodos ligados à radiografia panorâmica datam da década de 1920 e, desde então, a técnica foi se aprimorando para se tornar o que conhecemos hoje.

Esse tipo de radiografia odontológica serve para complementar a avaliação clínica e auxilia no diagnóstico das lesões dentais (cáries ou doenças endodônticas) e dos ossos faciais (região de maxila e mandíbula), pois possibilita ao cirurgião dentista a visualização dos elementos dentais (mesmo os que ainda não estão erupcionados) assim como suas estruturas anatômicas.

Como saber o valor da radiografia panorâmica

O valor da radiografia panorâmica normalmente não se diferencia muito dependendo de qual é o caso a ser avaliado, no entanto o que acaba tornando o orçamento variável é a aplicação de cada consultório. Isso porque cada clínica odontológica estipula o seu próprio valor da radiografia panorâmica de acordo com questões como a tecnologia e performance do equipamento. Por isso, para saber o valor da radiografia panorâmica escolha um consultório de confiança e consulte o dentista, pois somente ele irá indicar se tal exame é realmente necessário e o preço para realizá-lo. Entre os principais motivos para se realizar uma radiografia estão:

  • Avaliação de dentes impactados;
  • Detecção de doenças, lesões e condições dos maxilares;
  • Análise de fraturas em toda a extensão mandibular;
  • Exame da extensão de lesões amplas.

Há contra indicações para procurar o valor da radiografia panorâmica?

Qualquer pessoa pode procurar saber o valor da radiografia panorâmica, pois o exame é bastante seguro graças aos modernos aparelhos de raios X, a proteção dos aventais de chumbo e os filmes mais sensíveis e sensores digitais associados à baixa quantidade de radiação. Porém, mulheres grávidas devem sempre questionar o dentista quanto a relevância do exame para o sucesso do seu tratamento, além de fazer a análise de risco à saúde e desenvolvimento do bebê. É fundamental sempre avisar ao técnico de radiografia a sua condição de saúde.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende valor da radiografia panorâmica: