onde tirar radiografia panorâmica

Saiba onde tirar radiografia panorâmica

A radiografia panorâmica também é conhecida por ortopantomografia e se resume em um exame radiológico utilizado para dar o auxilio devido ao diagnóstico do paciente. Através dele que são obtidas as imagens da maxila ou da mandíbula, sendo possível averiguar ambas arcadas dentárias e algumas estruturas adjacentes, como os seios maxilares e a articulação temporomandibular (ATM).

Apesar de procurar onde tirar radiografia panorâmica, estes tipos de exame são frequentemente solicitados por médicos dentistas, cirurgiões bucomaxilofacial e outros especialistas em sua rotina de trabalho diária para diagnosticar e tratar dos diferentes tipos de patologias. Mesmo que a estrutura mandibular seja curvilínea, a radiografia panorâmica consegue proporcionar resultados de imagens bidimensionais planas.

Por muito tempo foi utilizado formatos analógicos para revelar tais imagens, de modo que foram impressos em películas por muito tempo. Porém, já é possível encontrar alternativas de armazenamento com suporte digital atualmente. Mas, para finalizar, esse tipo de exame pode ser feito em adultos e crianças sem que haja alteração no preço radiografia panorâmica.

Onde tirar radiografia panorâmica: indicações

Para que seja possível conseguir auxiliar de maneira bem-sucedida o diagnóstico de inúmeros casos, é importante considerar onde tirar radiografia panorâmica. Esse exame consegue cobrir uma área superior à obtida por meio de um raio-x normal, e que costuma ser indicado em situações como:

  • Avaliação de doença periodontal;
  • Identificar a existência de tumores;
  • Verificação de casos de reabsorção óssea e da presença de cistos nos ossos maxilares;
  • Detectar cáries e fraturas em dentes;
  • Identificar casos de dentes inclusos;
  • Melhor avaliar qual tipo de tratamento ortodôntico deve ser realizado;
  • Auxiliar no planejamento cirúrgico que envolva processo de reabilitação oral com uso de implantes dentários;
  • Avaliar se há algum tipo de distúrbio na articulação temporomandibular (ATM).

Veja mais detalhes referentes ao procedimento

Apesar de serem muito úteis e frequentemente solicitadas, as radiografias panorâmicas não fornecem informações precisas e com alto nível de detalhe de cada dente de forma individualizada ou de tecidos adjacentes, como os músculos, por exemplo. Além disso, apesar do onde tirar radiografia panorâmica, as imagens apresentam certas distorções, uma vez que representam de maneira plana uma estrutura de aspecto curvo.


Regiões onde a Consulta Ideal atende onde tirar radiografia panorâmica:


onde tirar radiografia panorâmica
onde tirar radiografia panorâmica