quanto custa a restauração de um dente

O que é e quanto custa a restauração de um dente

A restauração de um dente, também conhecida como enchimento dental, é um material restaurador odontológico utilizado para se restaurar a morfologia da estrutura ausente, mantendo sua integridade e função.

Saber quanto custa a restauração de um dente geralmente está relacionado a perda estrutural de um dente, provocada normalmente por conta de cáries ou traumas, como os acidentes. Pode ser considerado também, os dentes perdidos de maneira intencional, visando um melhor aspecto visual. Vale lembrar que faz parte também do grupo de restauração a substituição de estruturas faltantes dos dentes, condição esta que é respaldada pelos implantes dentários.

A demanda pelo tratamento restaurador, que conta com a utilização de compósitos nos dentes posteriores, deve apresentar o devido preparo do paciente, assim como profissional bem preparado, com conhecimento específico da área, sendo capaz de identificar e realizar a técnica, otimizando o desempenho clínico do procedimento que faz uso de resinas compostas para recomposição dentária.

Para conseguir determinar quanto custa a restauração de um dente é preciso verificar antes qual procedimento e técnica que serão empregados. De modo didático, é possível separar as técnicas restauradoras, que fazem uso de compósitos nos dentes posteriores, em três diferentes grupos, sendo eles constituídos por:

  • Técnicas diretas: procedimentos intrabucais realizada em sessão clínica única;
  • Técnicas semidiretas: inclui procedimentos intra e extrabucais que envolve a restauração adesiva em uma única sessão clínica;
  • Técnicas indiretas: procedimento mais complexo, de modo que é necessário mais de uma consulta, assim como o auxílio de um laboratório de próteses para confecção do molde do dente a ser restituído.

Quanto custa a restauração de um dente e o uso de resinas compostas

O uso de resinas compostas em procedimentos restauradores acabou se tornando uma prática famosa e de largo uso, por ser simples, segura, eficaz e impactar em quanto custa a restauração de um dente. Além disso, outros fatores corroboraram para o seu sucesso e disseminação, dentre eles:

  • A disponibilidade de estudos e pesquisas que ajudaram a desvendar muitos segredos relacionados à restauração que envolvem o uso de compósitos;
  • Medidas que envolveram a incorporação de fluoretos em cremes dentais e na água, ajudando a reduzir consideravelmente a incidência, assim como a progressão, de casos de cáries primárias;
  • O aprimoramento relacionado ao desenvolvimento de polímeros empregados em âmbito odontológico.

Sinais que indicam a necessidade de restaurar um dente

Somente a consulta com um dentista permite determinar a real necessidade de tratamento em casos em que o paciente apresente cáries ou outros tipos de quadro clínico de aspecto anormal. Sendo assim, além da inspeção visual, é preciso realizar, em alguns casos, exames mais minuciosos que utilizem instrumentos especiais, de modo que pode ser exigido também radiografias completas ou parciais da boca.

Por isso, o tipo de tratamento adotado dependerá da extensão dos danos apresentados, impactando diretamente em quanto custa a restauração de um dente.


Regiões onde a Consulta Ideal atende quanto custa a restauração de um dente:


quanto custa a restauração de um dente
quanto custa a restauração de um dente