quanto custa em média uma restauração dentária

O que é e quanto custa em média uma restauração dentária

Antes de saber quanto custa em média uma restauração dentária é importante saber que a restauração é um procedimento que consiste em tratar um dente afetado por uma cárie, por exemplo, de modo que ele consiga voltar à sua condição inicial, tanto no quesito estético quando no funcional.

Quando uma restauração é feita por um dentista, é comum que seja removida a parte do dente que se encontra comprometida, limpando a região afetada para que a cavidade seja então preenchida com material restaurador.

Assim, ao fechar os espaços onde podem haver infiltração e acúmulo de bactérias, o processo de restauração dentária previne que deteriorações posteriores ocorram. Os materiais utilizados na restauração podem variar bastante de modo que tem impacto em quanto custa em média uma restauração dentária.

Quanto custa em média uma restauração dentária e os tipos de restauração disponíveis

Existem diferentes tipos de restauração, de forma que saber quanto custa em média uma restauração dentária nem sempre pode ser uma informação confiável. A escolha para cada paciente é influenciada pela extensão do preparo, a compatibilidade do organismo ao uso de certos materiais, assim como o local da boca em que a restauração será feita.

Levando isso em consideração, é possível fazer algumas considerações a respeito dos diferentes tipos de materiais que podem ser utilizados:

  • Restaurações de ouro: costumam ser feitas sob encomenda em laboratórios de prótese especializados. Tem boa durabilidade e não costumam dar complicações nos tecidos gengivais. Por isso, a restauração de ouro é considerada por muitos como o melhor material a ser empregado, apesar de ser uma opção mais cara e que requer maior número de consultas com o dentista;
  • Restaurações de amálgama: apresentam boa resistência e custo mais acessível, tornando-se uma opção com bom custo benefício. Porém, graças a sua cor de aparência escura, é um material que é visualmente mais aparente do que a porcelana ou os compostos de resina. Por isso, costumam ser utilizados em casos que envolvam dentes mais escondidos, como os dentes anteriores;
  • Resinas compostas, feitas de plástico: tem aspecto visual mais natural, que combinam com as cores dos dentes. Apesar disso, tais resinas não são as mais indicadas para grandes restaurações, pois podem quebrar ou sofrer desgaste com o tempo mais facilmente. Ademais, podem apresentar marcas e manchas adquiridas com o passar do tempo;
  • Restaurações de porcelana: este tipo de restauração também é conhecido por incrustações ou facetas, e são feitas em laboratórios de prótese. Tem cores compatíveis com a dos dentes e são mais resistentes a manchas.

Quanto custa em média uma restauração dentária e outros tratamentos

Em alguns casos, quando a cárie ou fratura já tiver acometido grande parcela do dente, é possível que seja recomendado outros tipos de recobrimento, como a coroa. O tratamento de casos em que a cárie já atingiu o nervo ou polpa do dente pode ser feito por meio de um canal, de modo que o nervo acometido é removido, ou por meio de um procedimento denominado capeamento pulpar, no qual procura-se manter o dente vivo, fazendo somente o devido recobrimento da polpa.


Regiões onde a Consulta Ideal atende quanto custa em média uma restauração dentária:


quanto custa em média uma restauração dentária
quanto custa em média uma restauração dentária