radiografia odontológica

Saiba mais a respeito da radiografia odontológica

A radiologia é uma área que tem mostrado ascensão no mercado de trabalho. Nesta área, os equipamento utilizados tem se tornado cada vez mais sofisticados, permitindo maior precisão para avaliação do quadro clínico do paciente sem a necessidade de intervenções. É utilizada em diversos segmentos, entre eles: odontologia, engenharia, aeroportos e indústrias.

Na odontologia, a radiografia odontológica é uma ferramente muito comum para o diagnóstico da saúde bucal do paciente, auxiliando o dentista a identificar problemas e avaliá-lo para um melhor diagnóstico e assim, indicar o tratamento mais adequada para cada tipo de situação.

O que é a radiografia odontológica

A radiografia odontológica é uma técnica utilizada para obtenção de imagens, análise e diagnóstico de problemas dos dentes e da face. Este tipo de técnica é muito importante para diversas áreas da odontologia, tais como:

  • Cirurgia bucomaxilofacial: auxilia no diagnóstico de lesões, fraturas ósseas, dentes que ainda não nasceram e para analisar a estrutura óssea;
  • Ortodontia: utilizada para análise geral da arcada dentária do paciente, permitindo que identifique o tratamento mais adequando e se há ou não a necessidade do uso de aparelho para correção do problema;
  • Implantodontia: permite identificar a área que necessita da colocação de dente através de uma avaliação da condição óssea do paciente e se há ou não a necessidade de realizar um enxerto para a fixação do implante;
  • Periodontia: a radiografia odontológica é utilizada para identificar a perda óssea do paciente.

Assim, a radiografia odontológica é uma ferramenta muito importante para o diagnóstico e planejamento para o tratamento de doença dos dentes e dos ossos da face. É também utilizada para avaliar o paciente que iniciar um tratamento ortodôntico.

Quais são os tipos de radiografia odontológica

Há diversos tipos diferentes de radiografia odontológica. Listamos a seguir algumas delas:

  • Radiografia panorâmica;
  • Radiografia panorâmica de ATM (articulação das têmporas e mandíbula);
  • Radiografia periapical (observa o dente inteiro).

Um dos principais é a radiografia tridimensional, pois permite ao dentista a noção exata da estrutura dentária do paciente. Assim, torna a avaliação mais precisa e com isso, permite que o dentista indique o tratamento mais adequado para cada situação.


Regiões onde a Consulta Ideal atende radiografia odontológica:


radiografia odontológica
radiografia odontológica