O que saber a respeito da radiografia panorâmica
A radiografia panorâmica é uma técnica que permite, com uma única exposição ao raio X, a reprodução da mandíbula e da maxila em um filme. Por apresentar muitas vantagens, é uma técnica muito utilizada em odontologia. É uma técnica antiga, os primeiros registros datam da década de 1920, e tem se aperfeiçoado até os dias. atuais.
Motivos para optar pela radiografia panorâmica
A radiografia panorâmica é um procedimento indicado para avaliação de pacientes em diferentes estágios de procedimentos odontológicos, seja ele no pré, durante ou pós algum tratamento. É um exame importante, pois permite que o profissional avalie o estado de saúde do paciente que irá se submeter a algum tipo de tratamento, avaliar a sua evolução ou até mesmo, verificar os resultados ao fim do tratamento.
É também utilizada como exame complementar a outros, auxiliando em uma melhor avaliação e diagnóstico em diferentes casos, como por exemplo: lesões dentárias (cáries ou doenças endodônticas) e dos ossos da face (mandíbula ou do maxila), possibilitando que o cirurgião dentista visualize a situação da estrutura óssea e dos elementos dentais do paciente. Assim, a radiografia panorâmica auxilia no planejamento do tratamento odontológico pelo profissional.
Em que situações a radiografia panorâmica é indicada:
Este tipo de exame pode ser realizado em várias situações, como por exemplo:
- Avaliar dentes fraturados;
- Avaliar as condições estruturais e ósseas dos maxilares;
- Verificar a existência de fraturas na mandíbula;
- Avaliação de traumas;
- Planejamento pré operatório de cirurgias;
- Analisar os dentes em erupção, crescimento e desenvolvimento;
- Verificar a estrutura óssea periodontal;
- Avaliar os terceiros molares;
- Diagnosticas patologias e anomalias dentais.
A radiografa panorâmica é um exame seguro e graças a sua evolução, hoje em dia, são utilizados aparelhos modernos de raio X com filmes mais sensíveis e sensores digitais que emitem uma baixa quantidade de raio X de forma a não prejudicar a saúde. Além disso, algumas medidas paliativas, como por exemplo, o uso de aventais de chumbo, são realizadas para proteger o paciente dos raios X durante a realização do exame.
Antes de fazer o exame é muito importante informar o técnico de radiografia a sua condição de saúde para que ele possa tomar as medidas de segurança necessárias.