Radiografia panorâmica digital
A radiografia panorâmica digital é um procedimento que conta com a exposição de raio-x para obtenção e captura de imagens utilizadas para auxiliar o diagnóstico médico. É um exame não invasivo e que não provoca dor ou desconforto ao paciente, de modo que é um dos tipos mais antigos e empregada na imagiologia médica.
As imagens em formato digital apresentam inúmeras vantagens que corroboram para disseminação e larga utilização da radiografia panorâmica digital. Sendo assim, quando comparadas com os formatos convencionais analógicos, apresentam maior facilidade de aquisição, armazenamento, compartilhamento, reprodução e duplicação de imagens. Além disso, a radiografia panorâmica digital permite ao médico que altere certas configurações das imagens que permitem uma melhor visualização de certos componentes e tecidos.
Radiografia panorâmica digital e outras técnicas radiográficas
No cerne da radiologia odontológica, além da radiografia panorâmica digital existem diferentes tipos de radiografias que apresentam características e serventias distintas. Sendo assim, é possível elencar um conjunto de técnicas radiográficas, sendo as mais populares:
- Radiografia periapical: é o procedimento mais comum quando se trata de radiografia intraoral. Compreende uma área mais restrita do que a ortopantomografia, de forma que sua abrangência fica limitada a somente poucos dentes contíguos, desde a coroa até o termino da raiz, pegando ainda uma restrita parte óssea adjacente. Por isso, permite avaliar a anatomia do dente de forma mais detalhada;
- Radiografia interproximal: assemelha-se a radiografia periapical, porém é ainda mais restrita, de modo que permite a visualização apenas da coroa de alguns dentes da parte superior e inferior na mesma imagem;
- Radiografia oclusal: assim como os casos anteriores, a radiografia oclusal é um procedimento intraoral, de modo que a película radiográfica é disposta entre os dentes do maxilar superior e inferior. Este tipo de radiografia tem grande utilidade para verificação da existência de raízes residuais, dentes inclusos e supranumerários.
Radiografia panorâmica digital e suas contraindicações
Apesar das diversas vantagens, a radiografia panorâmica digital apresenta algumas contraindicações que devem ser consideradas antes de submeter o paciente a esse tipo de exame. Por isso, vale destacar que a radiografia panorâmica digital não deve ser indicada para realização de:
- Avaliação detalhada de estruturas periodontais;
- Avaliação minuciosa de lesões periapicais;
- Avaliação que envolva o planejamento de adaptação e uso de implantes;
- Análise de pequenas lesões provocadas por cáries nas faces interproximais dos dentes.
Vale ressaltar que, por ser a radiografia panorâmica digital um exame que fornece informações bidimensionais, ela não disponibiliza informações sobre a dimensão vestíbulo-lingual ou sobre a inclinação do processo alveolar.