restauração de dente

O que é uma restauração de dente

A restauração de dente é uma técnica odontológica responsável por fazer com que um dente afetado pela cárie retorne à sua forma e à sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que está comprometida, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material restaurador.

Ao selar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração de dente também ajuda a prevenir uma eventual deterioração posterior. Os materiais e métodos utilizados para as restaurações costumam ser de tipos variados, sendo de responsabilidade do dentista definir qual o modelo mais adequado de acordo com o perfil da dentina do paciente em questão. Normalmente, os materiais mais utilizados são:

  • ouro;
  • porcelana;
  • resina composta (restauração da cor do dente);
  • e amálgama (liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e eventualmente de zinco).

Qual é o melhor tipo de restauração de dente?

Conforme mencionado, existe mais de um método para a restauração de dente e somente após a consulta avaliatória será possível para o dentista determinar a técnica mais compatível com o caso. Além disso, o que é melhor para cada um será determinado pela extensão do preparo, pela possível alergia a certos materiais, pelo local da boca que precisa ser restaurado e outras possíveis questões levantadas pelo dentista.

Se a cárie ou fratura tiver danificado grande parte do dente, pode-se recomendar uma coroa ou um outro tipo de recobrimento. Já a cárie que atingiu o nervo ou a polpa pode ser tratada de duas maneiras: por meio do tratamento de canal (em que o nervo danificado é removido) ou por meio de um procedimento chamado capeamento pulpar, que é responsável por recobrir a polpa e manter o nervo vivo. Ou seja, a restauração de dente pode ser variável.

Como saber quando é a hora de realizar uma restauração de dente?

Se você está com dores de dente ou sente que algo está errado com um deles, a forma mais segura de saber se a restauração de dente é o método mais adequado para tratar o problema é indo a um consultório odontológico de confiança. Pois conforme mencionado apenas o dentista poderá determinar se você tem uma cárie e como ela deverá ser tratada. Durante a avaliação, será utilizado um pequeno espelho para examinar as superfícies de cada dente. Qualquer aspecto que pareça anormal será minuciosamente examinado com instrumentos especiais.


Regiões onde a Consulta Ideal atende restauração de dente:


restauração de dente
restauração de dente