restauração dentaria com resina

Restauração dentaria com resina

As restaurações dentárias são realizadas para recuperar dentes cariados, fraturados, desgastados ou mesmo para substituir restaurações antigas. Quando administradas com resina composta no consultório odontológico, são chamadas de Restauração Direta.

Atualmente existem diversas resinas de elevada resistência mecânica, cores variadas, com excelente polimento e que são capazes de se igualar com fidelidade aos dentes naturais, sendo indicadas para dentes anteriores e posteriores. Quanto ao processo de restauração dentaria com resina, trata-se de um tratamento muito simples: o dentista irá retirar a parte deteriorada do dente, fazer a limpeza necessária e logo depois preencher o espaço com o material restaurador, neste caso a resina.

É preciso substituir a amálgama pelarestauração dentaria com resina?

A amálgama foi um dos materiais restauradores mais populares por muitos anos, em todo o mundo. Porém, a toxicidade do mercúrio, a necessidade de maior desgaste da estrutura dentária, bem como o prejuízo estético causado a tornaram cada vez menos utilizada. Além disso, uma vez que já existem resinas com alta resistência mecânica, a manutenção de restaurações de amálgama em dentes posteriores não se faz mais necessária.

Sendo assim, se após a realização de exames clínicos e radiográficos for constatado que a restauração com amálgama não está mais conferindo os resultados esperados, a substituição pela restauração dentaria com resina pode ser feita com segurança, no entanto a indicação e troca de materiais deve sempre ser feita pelo dentista.

Precauções após a restauração dentaria com resina

A restauração dentaria com resina também exige cuidados para que a coloração do dente se mantenha como a original, sendo a restauração imperceptível a olho nu. Sendo assim, alguns dos cuidados que o paciente deverá tomar após a realização do procedimento são:

  • evitar a ingestão de alimentos com corantes naturais ou artificiais, pois eles podem promover manchas na resina;
  • não fumar, pelo menos nos primeiros dias;
  • usar possíveis cremes dentais indicados pelo dentista;
  • seguir o repouso pelo período indicado após a restauração dentaria com resina.

Além disso, a escovação deve ser feita com uma escova de cerdas macias; outro ponto extremamente importante é não fazer bochechos com antissépticos à base de álcool, isso porque o álcool pode comprometer a qualidade da resina. Com precauções como essas, a restauração dentaria com resina poderá durar por muito tempo.


Regiões onde a Consulta Ideal atende restauração dentaria com resina:


restauração dentaria com resina
restauração dentaria com resina