Selante dentário
Uma escovação minuciosa e a utilização do fio dental auxiliam na remoção de partículas alimentares e placas da superfície natural do dente, porém as escovas de dente não podem alcançar por completo as depressões e os sulcos durante a extração de alimentos.
Por isso, enquanto o flúor ajuda a prevenir cáries e a proteger todas as superfícies do dente, o selante dentário adiciona proteção extra para as áreas sulcadas e fendas. Ou seja, para se certificar de ter uma higienização mais completa, a colocação do selante dentário é uma excelente alternativa, além de ser indolor, não precisando de perfuradores ou medicamentos anestesiantes.
O processo de colocação do selante dentário
Embora seja simples, o selante dentário só pode ser colocado em um consultório odontológico pois é necessário que a administração seja feita por um profissional. Em primeiro lugar, o dentista vai polir a parte frontal da raiz do dente para remover a placa dos restos de alimentos das superfícies oclusais. Logo depois, irá isolar e secar o dente, em seguida irá cauterizar a superfície do dente e enxaguar o material cauterizante, só assim a dentina estará pronta para a aplicação do selante dentário.
É então que o dentista vai aplicar o material selante na parte frontal do dente com uma escova; uma luz de auto endurecimento será utilizada por aproximadamente 30 segundos para unir o selante à superfície do dente. Por fim o dentista vai avaliar o selante dentário e verificar sua oclusão, uma vez que ele tenha se fixado, torna-se um revestimento plástico duro, o que não gera nenhum desgaste na mastigação e ainda viabiliza muitas vantagens como:
- alta proteção para a dentina;
- resistência e durabilidade;
- imune a manchas;
- estética preservada.
Por que o selante dentário é importante?
As superfícies de mastigação dos dentes molares e pré-molares possuem sulcos que as tornam vulneráveis à certos desgastes. Esses elementos podem ser profundos, tornando a limpeza difícil em tais regiões. Assim, a placa bacteriana se acumula nesses sulcos e o ácido das bactérias desmineraliza o esmalte, desenvolvendo a cárie. O flúor ajuda a prevenir desgastes e a proteger as superfícies dos dentes, porém somente os selantes preenchem os sulcos, evitando assim que os alimentos fiquem retidos nesse local e causem cáries, garantindo uma proteção superior.